LSM – Um homem morreu na manhã desta quarta-feira após passar mal logo depois de deixar o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí.
Segundo informações preliminares, o homem procurou atendimento na unidade após se sentir mal e recebeu classificação de pulseira verde, considerada urgência sem risco imediato de morte. Ainda de acordo com relatos, ele teria sido orientado a buscar atendimento em outra unidade de saúde.
Após sair do hospital, o homem embarcou em um ônibus “Vermelhinho”, mas minutos depois passou mal e desmaiou dentro do coletivo. O motorista retornou com o veículo até a entrada da emergência do hospital e acionou socorro.
Testemunhas relataram que equipes de atendimento, incluindo profissionais da unidade e o SAMU, atuaram no resgate do paciente, que foi levado novamente para dentro do hospital, mas não resistiu.
O caso gerou repercussão e debate sobre o atendimento prestado. Enquanto alguns relatos apontam que o paciente havia sido corretamente orientado a procurar outra unidade, outros levantam questionamentos sobre possível omissão de socorro.
Procurada, a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que o paciente deu entrada na unidade com queixa de dor no ombro. Ele passou por avaliação multiprofissional, recebeu orientações médicas e foi encaminhado para uma unidade da rede municipal de referência, seguindo todos os protocolos assistenciais estabelecidos.
Ainda segundo a Prefeitura, após o encaminhamento, o paciente apresentou um mal súbito e retornou ao hospital, onde recebeu atendimento imediato da equipe médica. Apesar da assistência prestada, o caso evoluiu a óbito.
Como procedimento padrão em situações dessa natureza, a Secretaria de Saúde informou que será instaurada uma sindicância administrativa interna para apurar todos os detalhes do atendimento e da evolução do quadro clínico.








