LSM- Os eleitores de Maricá que já sabem que estarão fora da cidade durante as Eleições 2026 já podem solicitar o voto em trânsito, modalidade que permite votar em outro município habilitado pela Justiça Eleitoral. O prazo para fazer o pedido começou nesta segunda-feira , 20 , e segue até 20 de agosto.
A medida também beneficia quem possui domicílio eleitoral em outra cidade, mas estará em Maricá nos dias da votação. Desde que o município esteja entre os habilitados pela Justiça Eleitoral para receber o voto em trânsito, o eleitor poderá solicitar a transferência temporária do local de votação.
A modalidade é válida apenas para as eleições gerais, quando os brasileiros escolhem presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais ou distritais.
O pedido pode ser feito de forma online, por meio do sistema de Autoatendimento Eleitoral, para eleitores com biometria cadastrada, ou presencialmente em qualquer cartório eleitoral, mediante apresentação de um documento oficial com foto.
Outra vantagem é que quem estiver em cidades diferentes no primeiro e no segundo turno poderá indicar locais distintos para votar em cada etapa da eleição. Além disso, entre 20 de julho e 20 de agosto, também será possível alterar ou cancelar a solicitação caso haja mudança nos planos de viagem.
Após o encerramento das eleições, o título eleitoral retorna automaticamente para a seção eleitoral de origem, sem necessidade de uma nova transferência.
O voto em trânsito permite que o eleitor exerça o direito ao voto mesmo estando temporariamente fora da cidade onde possui domicílio eleitoral. O serviço é disponibilizado nas capitais e em municípios com mais de 100 mil eleitores, conforme definição dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).








