LSM – Motoristas que trafegam pelas rodovias estaduais do Rio de Janeiro já começam a notar a instalação de novos radares eletrônicos em diversos trechos das estradas administradas pelo DER-RJ.
Ao LSM Notícias, o Departamento de Estradas de Rodagem confirmou que os equipamentos ainda não estão em funcionamento para aplicação de multas, já que passam por fase de testes, ajustes operacionais e validação técnica.
Segundo o órgão, o projeto prevê a instalação de 390 equipamentos ao longo das rodovias estaduais, incluindo a substituição de radares antigos por modelos mais modernos e tecnológicos.
O DER informou que os novos pontos de fiscalização seguem critérios técnicos de engenharia de tráfego e segurança viária, levando em consideração fatores como fluxo de veículos, características das vias e histórico de acidentes.
Ainda de acordo com o departamento, os trechos monitorados terão sinalização adequada conforme determina a legislação vigente.
Os locais exatos dos radares deverão ser divulgados previamente no site oficial do DER antes do início efetivo da fiscalização.
A previsão para que os equipamentos comecem a multar dependerá da conclusão das etapas técnicas necessárias para validação do sistema.








