LSM- O Rio de Janeiro poderá ter redução no preço do gás natural veicular (GNV), do gás de cozinha e do combustível fornecido para indústrias após um acordo firmado entre o governo estadual, a Petrobras e a Naturgy.
Segundo o governo estadual, a expectativa é que o preço do GNV tenha queda média de cerca de 6,5%, beneficiando aproximadamente 1,5 milhão de motoristas que utilizam veículos movidos a gás no estado.
O percentual final da redução ainda será calculado pela Naturgy e passará por análise da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro, responsável por validar os novos valores antes da entrada em vigor da tarifa.
Além do GNV, o acordo também prevê redução no custo do gás fornecido às indústrias, com expectativa de queda de cerca de 6%. Já o gás de cozinha destinado aos consumidores residenciais poderá ficar aproximadamente 2,5% mais barato.
De acordo com o governo estadual, o aditivo contratual entre a Petrobras e a Naturgy foi homologado pela Agenersa na última quinta-feira 14, e os detalhes do acordo devem ser publicados no Diário Oficial na próxima semana.
Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o estado respondeu por 76,9% da produção nacional de gás natural em 2025.
A redução acontece em meio à alta internacional dos derivados de petróleo causada pela guerra envolvendo o Irã e os impactos logísticos no Estreito de Ormuz, rota estratégica para o transporte mundial de petróleo e gás natural.








