LSM – Moradores de Itaipuaçu denunciam o avanço da ocupação de espaços públicos por pessoas em situação de rua na região da Rua 34, uma das principais vias do distrito de Maricá. A reclamação ganhou força após o surgimento de um acampamento improvisado montado em uma calçada próxima ao Mercado Point.
Segundo relatos encaminhados ao LSM Notícias, camas, colchões, móveis e outros objetos foram colocados no local, transformando parte da área destinada à circulação de pedestres em uma espécie de moradia improvisada.
Imagens registradas por moradores mostram a presença de cama box e outros pertences espalhados pela calçada. A situação tem gerado preocupação entre comerciantes e moradores da região, que cobram uma solução por parte do poder público.
“Olha isso aqui na 34 principal, na frente do Mercado Point. Moradores de rua colocaram cama box e estão montando casa na calçada”, relatou uma moradora à reportagem.
Além da ocupação do espaço público, moradores afirmam que o problema vem crescendo nos últimos meses e apontam a necessidade de ações integradas envolvendo assistência social, ordenamento urbano e fiscalização.
A presença de pessoas em situação de vulnerabilidade social tem sido tema recorrente em diferentes regiões da cidade. Especialistas apontam que situações como essa exigem não apenas medidas de fiscalização, mas também políticas públicas voltadas ao acolhimento e atendimento social.
Até o momento, não há informações sobre eventual ação dos órgãos municipais no local. Os moradores pedem providências para garantir a utilização adequada da calçada e o atendimento das pessoas que ocupam a área.
O Portal LSM Notícias procurou a Prefeitura de Maricá para obter um posicionamento sobre a situação e as medidas que poderão ser adotadas.
Em nota A Prefeitura de Maricá realizou uma ação integrada envolvendo as secretarias de Assistência Social e Cidadania, Meio Ambiente e Sustentabilidade, a Guarda Municipal e a Somar (Serviços de Obras de Maricá) para atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social na região.
Coordenada pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), a iniciativa incluiu o mapeamento e a identificação individualizada dos cidadãos abordados, com avaliação das demandas sociais e encaminhamento para os serviços da rede de proteção.
Como resultado do trabalho de acolhimento, escuta qualificada e articulação com familiares, duas pessoas aceitaram retornar ao convívio familiar. Um homem de 38 anos foi recambiado para o município de São Bernardo do Campo (SP), após mediação com seu pai. Já um homem de 48 anos teve seu retorno organizado para a residência da irmã, em Nilópolis (RJ).
Os demais cidadãos abordados foram encaminhados ao Centro Pop, onde receberam atendimento social e acesso a serviços essenciais, como alimentação, higiene pessoal e acolhimento institucional.
A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Maricá com uma abordagem humanizada, baseada na garantia de direitos, no fortalecimento dos vínculos familiares e no atendimento especializado às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) funciona 24 horas por dia. A população pode solicitar atendimento ou informar sobre pessoas que necessitem de apoio social pelo WhatsApp: (21) 97237-8553.









