LSM – A Prefeitura de Maricá oficializou nesta quarta-feira (4) a criação do programa “Voar é para Todos”, voltado à formação de profissionais da área aeronáutica e aeroespacial. A iniciativa foi publicada no Jornal Oficial do Município e integra o Programa Passaporte, política pública municipal focada na ampliação de oportunidades educacionais e de qualificação profissional para moradores da cidade.
O objetivo do programa é ampliar o acesso à formação no setor da aviação, incentivar o desenvolvimento do setor no município e estimular a qualificação profissional de jovens residentes.
Entre as ações previstas estão cursos para piloto privado, comercial e de multimotores. Além de habilitação para voo por instrumentos (IFR), mecânico e outras áreas ligadas à aviação civil.
Além disso, o programa prevê a criação de projetos educacionais e tecnológicos relacionados ao setor aeronáutico, utilizando a infraestrutura aeroportuária municipal para capacitação e treinamento.
O programa será destinado a jovens de baixa renda, com idade entre 18 e 29 anos, que comprovem residência em Maricá por pelo menos cinco anos. A seleção ocorrerá por meio de edital público.
Os candidatos não poderão estar recebendo bolsas ou benefícios educacionais ativos em outros cursos vinculados ao Programa Passaporte.
A execução do programa poderá incluir bolsas de estudo integrais ou parciais, bem como convênios com escolas de aviação, instituições de ensino e centros tecnológicos.
A coordenação ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, em articulação com outros órgãos municipais e entidades ligadas ao desenvolvimento e à inovação.








