LSM – Uma tartaruga marinha foi encontrada morta na manhã desta terça-feira, 4, na faixa de areia da praia de Itaipuaçu, em Maricá. O animal foi localizado por moradores que caminhavam pela orla, na altura do Cajueiro 124, e chamou a atenção de quem passava pelo local.
Após o registro da ocorrência, os órgãos responsáveis foram acionados para realizar a remoção do animal e dar início aos procedimentos de avaliação que poderão apontar as possíveis causas da morte. Até o momento, não há informações sobre o que provocou o óbito da tartaruga.
A presença do animal na areia atraiu a curiosidade de frequentadores da praia. No entanto, especialistas reforçam que, em situações como essa, a população não deve tocar, mover ou tentar devolver animais marinhos ao mar, mesmo quando aparentam estar vivos. A manipulação inadequada pode comprometer a identificação das causas do encalhe ou da morte, além de representar risco à saúde, já que esses animais podem transmitir doenças.
A orientação é que moradores mantenham distância e acionem os órgãos competentes para que o recolhimento seja realizado de forma segura e adequada.
Em Maricá, casos de animais marinhos encontrados encalhados, vivos ou mortos, podem ser comunicados à Secretaria de Cidade Sustentável, à Defesa Civil, ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou à Central de Atendimento 156 da Prefeitura.
Os especialistas também orientam que a população não retire partes do animal, não faça registros que interfiram na cena e aguarde a chegada das equipes técnicas responsáveis pelo atendimento.










