LSM- A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) receberá um reforço superior a R$ 17 milhões para investimentos em infraestrutura de saneamento e programas socioambientais no município. Os recursos foram autorizados pela Prefeitura por meio dos Decretos, publicados em junho de 2026.
O montante será destinado a diferentes frentes de atuação da companhia, com destaque para a ampliação da rede de esgotamento sanitário, manutenção dos sistemas já existentes e desenvolvimento de projetos voltados à conscientização ambiental da população.
Entre os maiores investimentos previstos está a destinação de mais de R$ 7 milhões para a implantação de novas redes coletoras de esgoto nos quatro distritos da cidade. A medida busca ampliar a cobertura do sistema de saneamento e reduzir impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de resíduos.
Outro aporte significativo, de R$ 5 milhões, será direcionado para programas de educação sanitária e ambiental. As ações têm como objetivo orientar moradores sobre práticas sustentáveis, preservação dos recursos hídricos e a importância da correta utilização dos sistemas de esgotamento sanitário.
Além disso, cerca de R$ 1,8 milhão serão aplicados na adequação e manutenção da infraestrutura já existente, garantindo o funcionamento dos sistemas e a continuidade dos serviços prestados à população.
Os novos recursos reforçam o volume de investimentos realizados pelo município na área de saneamento básico, considerada uma das principais demandas para acompanhar o crescimento urbano e melhorar a qualidade ambiental em diferentes regiões de Maricá.








