LSM-A Prefeitura de Maricá participa do MIPIM 2026, a maior feira imobiliária do mundo, que acontece entre os dias 9 e 13 de março em Cannes, França. O município apresenta ao público internacional projetos estratégicos que destacam o potencial turístico, econômico e cultural da cidade, além de reforçar a preparação para a era pós-royalties do petróleo.
O destaque é o complexo turístico MARAEY, finalista do MIPIM Awards na categoria “Melhor Novo Megaempreendimento”, entre os quatro melhores megaempreendimentos do mundo. O resultado será anunciado no dia 12 de março, no Palais des Festivals.
“Maricá vem ao MIPIM para mostrar projeto, identidade e futuro. Estamos construindo o amanhã agora. O mundo está olhando para cidades que conseguem crescer com sustentabilidade e inovação, e é exatamente isso que estamos fazendo aqui”, afirmou o prefeito Washington Quaquá.
Reconhecido pela ONU Turismo como referência em desenvolvimento sustentável, o MARAEY será implantado em 840 hectares, com apenas 6,6% de ocupação predial e preservação da maior parte do território natural. O projeto prevê hotéis de luxo,residenciais, centros de pesquisa, esportes, educação e deve gerar cerca de 18 mil empregos durante a construção.
Para o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Celso Pansera, a participação no evento reforça a estratégia de atrair investimentos estruturantes para o município.
“O reconhecimento internacional do MARAEY mostra que Maricá entrou no radar global de projetos inovadores e sustentáveis. É um empreendimento capaz de transformar a economia da cidade e gerar oportunidades para milhares de famílias”, destacou Pansera.
Outro projeto apresentado é o resort temático Samba, Futebol e Caipirinha, inspirado em símbolos culturais brasileiros. O empreendimento prevê quase 500 acomodações, áreas de lazer, gastronomia temática, centro de convenções e a Universidade do Samba, com foco em turismo cultural e experiências imersivas para visitantes nacionais e internacionais.
A cultura maricaense também é destaque na feira. A escola de samba União de Maricá, campeã da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro, levou o samba local para o público internacional. A escola se apresentou no estande do município e participou da Welcome Party, evento de abertura do MIPIM realizado no Hotel Martinez, em Cannes.
Além disso, shows de artistas como Moacyr Luz, Neguinho da Beija-Flor e a cantora maricaense Jô Borges animam o público no estande de Maricá, que também oferece experiências gastronômicas com feijoada e caipirinha.
No setor econômico, Maricá apresentou o Porto de Maricá, planejado para ser o maior terminal privado do Brasil, com capacidade para movimentar até 80 milhões de toneladas por ano, conectando a cidade a importantes rotas comerciais internacionais. O projeto do Hotel N13, assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, também foi destaque, reforçando o potencial de desenvolvimento urbano e turístico.
Segundo Antônio Grassi, presidente da Maricá Arte, Roteiros e Experiências (MARÉ), os projetos apresentados mostram que a cidade vive um novo ciclo de desenvolvimento, gerando emprego, renda e qualidade de vida para a população.
Além dos projetos turísticos e imobiliários, o município destacou empreendimentos como o Hotel Maricá, com entrega prevista ainda em 2026, e o Plaza Maricá Shopping, em construção, voltado à ampliação da oferta de serviços, comércio e empregos.
O MIPIM, criado em 1990, reúne governos, investidores, incorporadores e arquitetos de todo o mundo, funcionando como vitrine global para projetos de desenvolvimento urbano, turístico e imobiliário, além de espaço estratégico para articulação de parcerias e atração de investimentos internacionais.
Durante o evento, a delegação de Maricá realiza reuniões com grupos empresariais globais interessados em conhecer os projetos e avaliar oportunidades de parceria privada para execução das iniciativas.








