LSM – Os consumidores brasileiros não terão cobrança adicional na conta de energia elétrica durante novembro de 2026. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira, 30, a manutenção da bandeira tarifária verde.
A decisão significa que não haverá cobrança de taxa extra sobre o consumo de energia no próximo mês. A mesma bandeira também esteve em vigor durante outubro.
Segundo a Aneel, a melhora nas condições de geração de energia contribuiu para a decisão. O aumento das chuvas nas regiões onde estão localizadas as principais usinas hidrelétricas ajudou a recuperar os níveis dos reservatórios.
Com maior disponibilidade de água, diminui a necessidade de acionar usinas termelétricas, que possuem custos de geração mais elevados.
O sistema de bandeiras tarifárias informa aos consumidores os custos de geração de energia elétrica no país. Quando a bandeira é verde, não há cobrança adicional na conta de luz.







