LSM – A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca para o litoral do Rio de Janeiro, com previsão de ondas entre 2,5 e 3 metros de altura a partir desta segunda-feira, 24. O aviso é válido até quarta-feira, 26, e abrange um extenso trecho da costa fluminense.
De acordo com o aviso da Marinha, a ressaca deve atingir a faixa costeira entre Ilhabela, em São Paulo, e Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O período de maior atenção começa às 6h de segunda-feira e segue até as 15h de quarta-feira.
A previsão ocorre em meio à passagem de um sistema de frente fria que vem provocando mudanças nas condições meteorológicas e deixando o mar mais agitado no litoral do Sudeste.
Com a previsão de ondas fortes, autoridades recomendam que moradores e visitantes evitem o banho de mar e atividades esportivas na água durante o período de ressaca.
Também é recomendado não permanecer em locais muito próximos à faixa de areia, como mirantes, pedras e áreas expostas à ação das ondas. Atividades de pesca e navegação também devem ser evitadas enquanto houver condições adversas.
O Centro de Operações e Resiliência do Rio (COR-Rio) reforçou as orientações de segurança diante da previsão de mar agitado. Em caso de afogamento, a recomendação é não tentar realizar o resgate por conta própria e acionar o serviço de emergência.
A Marinha também mantém avisos para condições de mar grosso e ventos fortes em áreas oceânicas próximas ao litoral do Rio, reforçando a necessidade de atenção para quem realiza atividades marítimas.








