LSM — O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, anunciou a construção de um novo hotel na orla da cidade, na região da Barra de Maricá. Batizado de Niemeyer 13 (N13), o empreendimento terá projeto atribuído ao arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e previsão de início das obras ainda em 2026.
Segundo Quaquá, o hotel será construído na região da Rua 13, na Barra, e terá 25 andares e 180 quartos. O anúncio foi feito em um vídeo publicado pelo prefeito nas redes sociais, no qual ele apresentou imagens do projeto básico.
A proposta é que o empreendimento se torne também um marco arquitetônico na orla de Maricá, seguindo o conceito de outros projetos de Niemeyer previstos para o município.
Durante o anúncio, Quaquá afirmou que trabalha para levar o grupo português Vila Galé Hotéis para operar o N13.
Segundo o prefeito, o grupo possui mais de 50 hotéis e cerca de 12 mil quartos em diferentes países. Quaquá também afirmou que o empresário Jorge Rebelo de Almeida, responsável pelo grupo, teria demonstrado interesse no projeto.
Até o momento, porém, não há confirmação de contrato para a operação do hotel pelo Vila Galé.
O hotel integra um conjunto de 10 projetos atribuídos a Oscar Niemeyer adquiridos pelo município e que, segundo Quaquá, têm previsão de execução até 2028.
Além do N13, a lista inclui propostas para um centro administrativo da Prefeitura, centro de convenções, Teatro Ballet de Cuba, Estádio João Saldanha, Museu de Arte de Maricá, quiosques na orla, Teatro Municipal, Memorial João Goulart e Monumento à Paz.
No anúncio, Quaquá relacionou a construção do hotel à expectativa de geração de empregos e ao fortalecimento do turismo no município.
Apesar do anúncio do início das obras, a Prefeitura ainda não divulgou um cronograma detalhado da construção nem o valor do investimento público ou privado envolvido no N13.









