LSM – O avanço da ocupação urbana de Maricá tem aumentado a presença de moradias em áreas próximas a encostas, morros e maciços rochosos. Com a transformação desses terrenos para receber construções, intervenções como cortes, aterros e retirada de vegetação podem alterar a estabilidade do solo e elevar o risco de deslizamentos.
De acordo com a Defesa Civil de Maricá, parte significativa dos riscos identificados em áreas urbanizadas está relacionada às alterações feitas pelo próprio homem no terreno. A construção de imóveis em áreas inclinadas, por exemplo, pode exigir cortes na encosta para criar uma superfície mais plana.
Quando esse corte é realizado de forma inadequada, especialmente próximo à verticalidade, a sustentação natural do terreno pode ser comprometida. Outras intervenções também podem modificar o caminho da água da chuva, aumentar o peso sobre a encosta ou retirar elementos que ajudam na contenção do solo.
Os deslizamentos são movimentos de solo ou rocha provocados principalmente pela ação da gravidade. A presença de água pode aumentar a instabilidade e funcionar como fator de desencadeamento do movimento.
Por isso, a chuva nem sempre é a única responsável por um deslizamento. Em áreas urbanas, cortes no terreno, aterros, desmatamento, descarte irregular de lixo e alterações no sistema de drenagem podem deixar a encosta mais vulnerável antes mesmo da ocorrência de um período chuvoso.
A orientação é que moradores de áreas inclinadas procurem apoio técnico antes de realizar intervenções no terreno. Cortar uma encosta, retirar vegetação, construir muros ou ampliar uma edificação sem avaliação adequada pode alterar o equilíbrio do local.
A Defesa Civil também orienta que, diante de dúvidas sobre a segurança de uma área, os moradores procurem o órgão antes de iniciar obras ou realizar modificações no terreno.
Em caso de emergência ou necessidade de orientação relacionada a riscos, a Defesa Civil de Maricá pode ser acionada pelo telefone 199.









