LSM – A Prefeitura de Maricá entregou nesta sexta-feira , 29 , os certificados para 252 novos estudantes aprovados do programa Passaporte Universitário. Com a nova turma, a iniciativa alcança a marca de 14 mil moradores beneficiados desde sua criação, ampliando o acesso ao ensino superior para a população do município.
A cerimônia reuniu estudantes e familiares em um momento marcado pela expectativa do início da vida acadêmica. Os contemplados terão acesso a bolsas integrais de graduação em instituições de ensino credenciadas pelo programa, podendo ingressar em cursos como pedagogia, psicologia, engenharia civil, serviço social, entre outras áreas.
Criado para ampliar as oportunidades educacionais e profissionais da população, o Passaporte Universitário atende moradores que não possuem condições de arcar com os custos do ensino superior privado. Para participar, os candidatos precisam comprovar residência em Maricá há pelo menos três anos e renda familiar de até cinco salários mínimos.
Além das bolsas de graduação, o programa também oferece oportunidades para especialização, pós-graduação, mestrado e doutorado, ampliando as possibilidades de formação acadêmica para os moradores da cidade.
Atualmente, o Passaporte Universitário conta com a participação da Universidade de Vassouras e da Universidade Estácio de Sá, instituições que disponibilizam mais de 30 cursos para os estudantes selecionados.








